Produtores regionais participam de live com a chef Morena Leite após o lançamento da primeira rota gastronômica de umas das regiões de maior potencial turístico de SP A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) participa na próxima terça-feira, 5, do lançamento presencial da rota gastronômica do Vale do Ribeira, a primeira de sete rotas gastronômicas que vão contemplar 162 municípios paulistas até o segundo semestre de 2022. Na ocasião, será produzido um documentário promocional com os 15 produtores artesanais selecionados e, nos dias seguintes, duas lives, no canal do YouTube da Setur, nos dias 6 e 7, com a chef Morena Leite sobre produtos típicos da região, gestão e turismo gastronômico. O encontro tem por objetivo celebrar a riqueza dos produtos regionais, fortalecer a cadeia produtiva da alimentação e valorizar a cultura do Vale do Ribeira. A ação presencial acontece às 11 horas no Rancho Sertanejo, na cidade de Juquiá, no Vale do Ribeira, com palestra da chef Morena Leite, mediação do empresário Georges Schnyder, diretor executivo do Mundo Mesa; e participação do proprietário Patrick San, dono do restaurante regional Na Canoa. Estarão presentes produtores de chá, cachaça, palmito, banana, ostra, milho e queijo, além de proprietários de restaurantes locais. “Os sabores locais proporcionam um contato genuíno com a história dos destinos turísticos”, afirma o secretário Vinicius Lummertz. “A gastronomia sempre foi um dos principais atrativos para quem viaja a lazer, e o Vale do Ribeira tem sabores únicos e especiais”, disse. Na live do dia 6, às 18h, a chef Morena Leite dará uma aula com produtos típicos da culinária da região do Vale do Ribeira, aberta ao público. No dia 7, às 18h, o tema será gestão e turismo gastronômico. Serão produzidos 15 minidocumentários promocionais, um para cada produtor, e um geral para o vale do Ribeira.
Conheça os participantes do programa no link: Rotas Gastronômicas – Vale do Ribeira

Mostra virtual é baseada nas celebrações do encontro, nas festas, nas cirandas, nas rodas de samba e suça, nos terreiros de capoeira e congadaspor Wladimir Machado/Governo do Tocantins publicado: 08/10/2021 10:42:00 – atualizado: 08/10/2021 10:50:50
Grupo do Tambor de Monte do Carmo que é uma tradição centenária de origem africana – Foto: Emerson Silva
Com intuito de realizar uma mostra de dança virtual, composta por apresentações de dança e entrevistas de 6 grupos de cultura popular do Tocantins, Ninho Cultural e Agulha Cenas – Coletivo de Criação Cênica, com apoio do governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), apresenta mostra de danças populares e tradicionais do Tocantins. A mostra pode ser conferida, gratuitamente, no canal do YouTube do Coletivo e também na landing page: https://ninhocultural.com.br/mostradoritual.
De acordo com a produtora executiva da mostra, Renata Souza, as apresentações dança terão a duração de seis dias, sendo um dia para cada grupo, a partir desta segunda-feira,11, até o dia 16 de outubro, no YouTube. “ Todo material produzido será disponibilizado para os grupos de dança participantes e também para instituições/órgãos de cultura, contribuindo para o acervo cultural do Estado do Tocantins”, enfatizou.
A mostra virtual é baseada nas celebrações do encontro, nas festas, nas cirandas, nas rodas de samba e suça, nos terreiros de capoeira e congadas. O Foram realizados registros audiovisuais e fotográficos dos grupos selecionados, com a ida da equipe de filmagem e fotografia na cidade dos contemplados, onde foi realizada a gravação de uma apresentação do grupo e de entrevistas.
“Projeto tem um grande significado para cultura popular, pois contribui para divulgar, valorizar e preservar nossas tradicionais manifestações culturais, além de fomentar uma cadeia de profissionais envolvidos no projeto”, pontuou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.
O projeto foi contemplado no edital emergencial do Tocantins, por meio do Governo do Tocantins/ Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa – Adetuc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, Governo Federal.






