O Festival de Inverno já se tornou tradição em Bauru e neste ano abrirá as festividades do aniversário da cidade. O evento ocorre do dia 26 a 28/07 (terça a quinta) no Teatro Municipal e no dia 29/07 (sexta) no Parque Vitória Régia.
A Secretaria Municipal de Cultura oferece apresentações da Banda e Orquestra com artistas de diferentes estilos musicais. Trata-se de mostrar ao público o trabalho da Banda e da Orquestra e como os estilos erudito e popular podem atuar de maneira harmônica, coesa e agradável.
O festival é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura desde 2007. O evento acontece anualmente e é marcado pela diversidade artística, tendo a música como linguagem aglutinadora das demais, como a literatura, teatro, dança e outras. Durante todos estes anos o projeto tem buscado a valorização da produção local, o intercâmbio artístico-cultural e a democratização do acesso da população aos bens culturais de forma gratuita. Com uma programação extensa com shows, oficinas e rodas de conversa, o Festival de Inverno de Bauru já se solidificou como atividade permanente do calendário cultural do município.
Para este ano, a novidade é que foi aberto um edital que selecionou grupos de jazz, MPB e música erudita para apresentações no Teatro Municipal. Nos dias 26 e 27, terça e quarta-feira, serão os grupos de jazz e MPB. Na quinta-feira, é a vez dos grupos de música erudita. O Festival de Inverno encerra-se na sexta-feira (29), às 20h, no Parque Vitória Régia, quando a Banda e Orquestra Sinfônica Municipal recebem o pianista Nelson Ayres para um concerto. Para este concerto, além dos músicos da Banda e Orquestra, foram também selecionados por edital um baixista acústico, duas violoncelistas e uma cantora. Além disso, a apresentação também faz parte das comemorações dos 126 anos de Bauru.
PROGRAMAÇÃO
26/07 – TERÇA-FEIRA
20h – Lucas Graciano – Quinteto de Metais
20h30 – Duo Belê (Beatriz e Leonardo)
21h – Guto Hueb (Quarteto)
21h30 – Paulo Maia Quarteto
27/07 – QUARTA-FEIRA
20h – Rodolfo Garcia (Trio)
20h30 – Emilio & Paulo Maia (Show A Sanfona Brasileira)
21h30 – Grupo Sotaque Brasileiro (Quinteto – Odair Felício)
28/07 – QUINTA-FEIRA
20h – Duo Saxofonando (Paulo Vinícius Felix)
20h30 – Duo Erudito Popular (Gabriela & Paulo Maia)
21h30 – Quarteto Saxbrasil (Jonathas dos Santos)
29/07- SEXTA-FEIRA
20h – Banda e Orquestra Sinfônica recebem o pianista Nelson Ayres e os músicos selecionados pelo Edital: Pedro Areco (baixo), Milena Gregório (Violoncelo), Ketlyn Costa (violoncelo) e Lilian Sartori (cantora)
CONHEÇA OS ARTISTAS
Lucas Graciano – Quinteto de Metais
Com os trompetistas Lucas Graciano, Renan Gabriel Gomes, Eliel Nathan, Felipe Aquiar e Pedro Henrique Estevam. Lucas Graciano é trompetista e iniciou os estudos na Banda Marcial do Colégio São Francisco. Já passou pelo Projeto Guri e atualmente toca na Banda e na Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru. Renan Gabriel Gomes de Souza Silva e Eliel Nathan do Nascimento Tavares também tocam trompete na Banda e na Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru e atualmente fazem parte do Projeto Guri.Felipe Aguiar de Paula fez parte do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos e do Conservatório de Tatuí e hoje faz parte da Banda e da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru. Por fim, Pedro Henrique Estevam Marciano toca desde os seis anos e iniciou os estudos aos onze no Conservatório de Tatuí. Hoje também faz parte da Banda Sinfônica Municipal de Bauru.
Duo Belê (Beatriz e Leonardo)
O Duo Belê foi formado com o propósito de fazer música e de conhecer as diferentes vertentes do clarinete, instrumento tocado pelos integrantes Beatriz Esteves e Leonardo Moraes. Dessa vontade de fazer música juntos, surgiu diversas variedades de repertórios, incluindo música popular brasileira, jazz e música erudita. Nessa descoberta pelo instrumento e pelas diversas vertentes da música, o duo fez apresentações em diversos lugares, levando pela cidade de Bauru e região a bela melodia dos clarinetes do Duo Belê.
Guto Hueb (Quarteto)
Nascido em Macatuba, interior paulista, desde criança demonstrou um interesse enorme pela música. Começou sua carreira aos 16 anos, participando como violonista de bandas.
Durante oito anos Guto Hueb emprestou seu talento a nomes como Zé Renato Fressato, Iara Rabelo, Mariana Campos, Tutuca Tiso, ao grupo argentino La Rota e ao quarteto mineiro “Sentinela”. Seu desejo inquieto sobre a música fazia com que ele inscrevesse suas composições em inúmeros festivais de músicas por todos os cantos do país, quando em 2008 ganhou o prêmio de melhor música em Uberaba no Festival Nacional da Canção (FENAC). Hoje, depois de 20 anos de carreira e muitas canções gravadas por outros artistas, chegou a vez de Guto Hueb eternizar suas próprias canções. Lança seu primeiro álbum: Ilusão. Neste trabalho, Guto flerta com o baião, o jazz, o rock e a música erudita.
Paulo Maia Quarteto
Grupo Bauruense criado em 2012 com o intuito de estudar e divulgar a música brasileira, dentre elas em especial a Música Universal (gênero criado por Hermeto Pascoal). A liberdade, improvisação e a riqueza dos arranjos são características fortes do quarteto que em 2022 completa 10 anos. O grupo gravou seu álbum em 2015 com participações especiais de Hermeto Pascoal, André Marques, Fábio Pascoal e Rafael Leone. Em sua trajetória o grupo já tocou em festivais de grande expressão no Brasil, entre eles Femucic (PR), Ourinhos (SP), Painel instrumental (Tatuí), Brasil Instrumental (SP), Festival de Inverno (Bauru), entre outros. Além disso, já se apresentaram em vários Sesc pelo estado com inúmeros projetos, alguns acompanhando grandes nomes da música instrumental brasileira como Arismar do Espírito Santo, Carlos Malta, Hermeto Pascoal, Luiz Bueno (Duofel), Carrapicho Rangel entre outros. Para este show no festival de inverno apresentarão novas composições do grupo.
Rodolfo Garcia (Trio)
Influenciado pelo pai saxofonista e pela mãe professora de literatura, o contato com as artes e, posteriormente, com a produção cultural foi natural. Enquanto conjunto, Rodolfo e seus colegas formam um trio: Douglas Rossi é o baixista e Henrique Oliveira o baterista. Juntos há pouco mais de três meses, o grupo realizou uma série de apresentações com repertório autoral de aproximadamente 70 minutos de duração, integrando-se e trazendo a individualidade e as capacidades de cada um para formar o resultado coletivo.
Emilio & Paulo Maia (Show A Sanfona Brasileira)
O show “Sanfona Brasileira” é apresentado por Paulo Maia no Acordeon e acompanhado de Emilio dos Santos. O show contém 12 músicas do cancioneiro brasileiro, que são características do uso do acordeon. Elas representam um ritmo e um estilo criado, caracterizado ou influenciado pelo acordeon, nas mais diversas regiões do Brasil. Neste show são apresentados os principais ritmos e estilos que utilizam o acordeon no cenário musical brasileiro, tais como o Vanerão e a Milonga (Rio Grande do Sul), o Rasqueado (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), o Choro e a Quadrilha (São Paulo e Rio de Janeiro), a música Sertaneja Raíz (Centro Oeste Paulista e Minas Gerais) e os ritmos nordestinos, como o Xote, o Baião, o Frevo, o Xaxado. Hoje, a sanfona encontra-se em quase todos os ritmos e estilos musicais e se tornou um instrumento muito popular no Brasil. Espera-se, com este projeto, difundir os ritmos e estilos que fazem parte das raízes da música brasileira, bem como a participação da sanfona (acordeon) nessa história.
Grupo Sotaque Brasileiro (Quinteto – Odair Felício)
O Grupo Sotaque Brasileiro iniciou sua trajetória com a missão de difundir a música popular brasileira, valorizando e interpretando clássicos da MPB e mostrando obras de grandes compositores. Nessa linha, o grupo montou o projeto “Constelação” – unindo as grandes estrelas que brilham na cultura musical com belas composições. Representantes mais proeminentes como: Tom Jobim, Cartola, Marcos Valle, Johnny Alf e Milton Nascimento fazem parte do repertório.
Duo Saxofonando (Paulo Vinícius Félix)
O Duo Saxofonando formou-se em 2015 no conservatório de Tatuí no estado de São Paulo. Vendo o potencial do grupo de sair mundo a fora e fazer diversos concertos, o duo apresenta um repertório variado e obras destinadas a outros instrumentos, ou seja, obras originais para o saxofone e transcrições de outro instrumentos. É realizado nos concertos obras com estilos diferentes, como música romântica, barroca, clássica, moderna e contemporânea. Eles já participaram de apresentações com a Banda Sinfônica Municipal de Bauru e o Projeto Guri (grupo de referência de Bauru), se apresentaram no conservatório de Tatuí, participaram de aulas na mesma instituição, fizeram concertos em Pelotas-RS no festival Sesc de música, imagine Brazil chegando na semifinal do concurso, entre outros.
O duo é composto por Paulo Vinícius e Paulo Maurício e já participaram de master class com o renomado professor Emiliano Barri (Argentina).
Duo Erudito Popular (Gabriela & Paulo Maia)
Duo Erudito Popular surgiu em 2020 na pandemia. Composto por Paulo Maia no piano e Gabriela Mauricio na flauta, tem como objeto relembrar clássicos da música brasileira com a vertente do clássico ao popular, pois trata de uma flautista do mundo erudito e um pianista do MPB/Jazz. Executam obras autorais, obras do Hermeto Paschoal, Paulinho da Viola, entre outros. O duo participou do viva à cultura em 2020 com o tema doces memórias.
Quarteto SaxBrasil (Jonathas dos Santos)
Formado em 2009, o quarteto SaxBrasil tem como objetivo difundir o saxofone clássico e a música brasileira através da pesquisa, encomenda, transcrição de obras de compositores brasileiros e da interpretação do repertório tradicional. O grupo também tem como objetivo, contribuir para a integração cultural e musical entre os países da América Latina. O grupo é formado por músicos que exercem intensa atividade artística, apresentando-se individualmente como solistas e recitalistas, atuando também como professores nas mais importantes instituições de ensino musical do Brasil, como o Conservatório de Tatuí, que
tem a maior classe de saxofones do Brasil, e o Projeto Guri, que é o maior projeto de ensino musical do Estado de São Paulo.
Nelson Ayres
Nelson Luís Ayres de Almeida Freitas é pianista, arranjador, compositor, regente e uma das personalidades mais importantes da música instrumental brasileira contemporânea. Possui composições autorais gravadas por artistas como Milton Nascimento, Herbie Mann, Monica Salmaso, César Mariano, Renato Braz, Kenny Kotwick, Joyce, Ivan Lins, Marlui Miranda, entre outros. As composições eruditas de Nelson têm sido executadas por grandes orquestras, solistas e grupos de câmara em todo o mundo como a Orquestra Sinfônica de Jerusalém, New York Symphony Brass Quintet, Ahn Trio, Henry Bok e Julliard Brass Quintet.
Pedro Areco
Pedro Areco é músico, cursa Bacharelado em Performance Musical em Contrabaixo Erudito e Jazz pela University of Southern Mississippi. Ao longo de sua carreira, atuou como educador musical e participou em diversas bandas e orquestras sinfônicas, teatros musicais e grupos populares de diversos gêneros musicais, nos quais escreveu arranjos, compôs e gravou diversos instrumentos musicais, principalmente baixo elétrico, violão e guitarra.
Milena Gregório
Atualmente faz bacharelado em música com habilitação em violoncelo na Universidade de São Paulo (USP) na classe do renomado violoncelista André Luís Micheletti, é violoncelista da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, violoncelista e professora da Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências da UNESP- Botucatu, também é professora de musicalização infantil e violoncelo na Allegro Escola Suzuki Bauru. Participou de festivais internacionais de música como, FEIMEP (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba), Oficina de Música de Curitiba, tendo aulas com grandes músicos como Minna Rose, Fabio Presgrave, Roberto Ring entre outros. Participou também de workshops de grandes renomes de educadores musicais infantis como Workshop Willems e Orff ministrados pela Universidade Federal do Maranhão. Participou também de encontros de violoncelos de Porto Alegre e de Sorocaba no qual fez parte da organização do festival.
Ketlyn Mayara Alonso Costa
Violoncelista, já participou dos grupos de prática de conjunto como: Jazz Combo Jovem, Grupo de Choro Jovem, Orquestra de Violoncelos, Orquestra Sinfônica Jovem e Camerata de Cordas. Foi bolsista por três anos na Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (OSCT) sob regência de Maurício Galindo em 2017 e Edson Beltrami em 2018 e 2019. Obteve experiência em diversas formações musicais integrando inúmeros grupos de câmara como “Trio Tritonais”, “Quarteto Quase Pira” e “Trio das Quartas” que obteve o 3º Lugar no “11º Prêmio Incentivo a Música de Câmara do Conservatório de Tatuí”. Em 2020 ingressou na Universidade de São Paulo (USP) onde faz parte da classe do renomado violoncelista André Luís Micheletti. Na universidade, integra alguns grupos de música de câmara e práticas de conjunto como a Orquestra de Violoncelos Fratres, grupo reconhecido nacionalmente e internacionalmente. Foi convidada por diversos grupos musicais para integrar o naipe de violoncelos, entre eles, Orquestra de Câmara da EMPEM, Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP), Orquestra Sinfônica Jovem de Lins (OSJL), Orquestra Sinfônica de Rio Claro (OSRC). Atualmente é violoncelista na Orquestra Sinfônica de Cordeirópolis (OSC) e Orquestra USP Filarmônica, além de atuar também em eventos particulares e corporativos.
Lilian Sartori
Formada em Educação Musical pela USC – Bauru, atua como cantora há 15 anos. Em 2011 participou do Curso de Canto em Teatro Musical ministrado pela Drª Silvia Pinho (fonoaudióloga) e pelo Maestro e contratenor Marconi Araújo. Participou de aulas, masterclasses e cursos com diversos profissionais da voz entre eles estão a mezzo-soprano Cristine Bello Guse, a soprano Adelia Issa, a mezzo-soprano Kathryn Hartgrove, o Maestro e contratenor Marconi Araújo, a Fga. Esp. Janaína Martinello, Fga. Dra. Perla Martins, Fgo Esp. Franco Piérre, Fga. Profa Dra. Mara Behlau entre outros.
Em 2019 participou do curso Uso de Exercícios do trato vocal semi ocluído (ETVSO) por professores de canto e do Simpósio A voz no Teatro Musical, realizados pelo Centro de Estudos da Voz (CEV). Em 2020 participou das Imersões online: “As bases do Belting Contemporâneo”, Soul Belting e Canto Lírico Contemporâneo, produzidos pelo Studio Marconi Araújo. Estudou canto lírico no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos” sob orientação da soprano Marilane Bousquet. Foi integrante do
grupo Musical Encanto casamentos por 9 anos. Atualmente é preparadora vocal
na Escola Bravo Academia de Música e no Conservatório Bauruense
SERVIÇO
Festival de Inverno – Banda e Orquestra Convidam
Data e horário: 26/07/22 a 29/07/22, às 20h
Local: 26 a 28/07 (terça a quinta) no Teatro Municipal e 29/07 (sexta) no Parque Vitória Régia
Ingressos: Grátis no Teatro Municipal, porém os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do evento. No Vitória Régia também é gratuito e aberto ao público.
Crédito
Comunicação Prefeitura de Bauru SP