O ministro do Turismo, Celso Sabino, realizou, nesta terça-feira (31.10), uma visita técnica no prédio onde será instalado o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a região das Américas e do Caribe. A representação da entidade funcionará no centro da capital, em um dos andares do antigo prédio da Defensoria Pública da União, em frente ao Centro Cultural do Banco do Brasil, próximo à Igreja da Candelária. O espaço foi cedido pela Fecomércio.
A expectativa é de que o escritório seja inaugurado em 15 de dezembro, atuando no planejamento, discussão e execução de ações de qualificação, promoção, atração de investimentos, pesquisas, eventos e desenvolverá estratégias para todo o setor. Além da sede da OMT, em Madri (Espanha), a entidade possui apenas um escritório regional localizada na Arábia Saudita.
“Foram meses de negociação e o presidente Lula esteve empenhado pessoalmente nessa conquista! O escritório regional fortalecerá os países das Américas e do Caribe, que, poderão realizar projetos conjuntos, impulsionando a atividade turística nessa região tão rica em atrativos”, enfatizou Celso Sabino.
A manutenção da representação será de responsabilidade da União, com verba prevista de US$ 5 milhões por ano, que serão repassados à entidade, via Organização das Nações Unidas (ONU). “A OMT nos ajudará a realizar grandes eventos e na promoção do turismo brasileiro. Vamos colocar o Brasil entre os 10 principais destinos turísticos do mundo”, completou o ministro. Segundo o consultor da presidência da Fecomércio, Otávio Leite, inicialmente o escritório contará com a colaboração de 15 funcionários.
O prefeito da cidade, Eduardo Paes, que acompanhou a visita, ressaltou a imagem internacional do local. “Rio é uma cidade internacional. Esse escritório consolida o Rio de Janeiro como um centro de atividades importantes”, comemorou.
O acordo para a instalação da representação da OMT no Rio de Janeiro foi assinado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, em meados de outubro, durante a 25ª Assembleia Geral da entidade da ONU, que aconteceu no Uzbequistão. A capital carioca tem uma enorme representatividade no turismo nacional, sendo porta de entrada para os estrangeiros no Brasil.
Celso Sabino também apresentou o projeto ao governador do estado, Claudio Castro. “Temos que unir forças!”, finalizou.
Crédito
Comunicação Ministério do Turismo
Por Paula Rosa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Foto Crédito: Renato Spyrro