O Conselho Municipal de Turismo de Ouro Preto MG (COMTUR/OP), discutiu em sua última reunião ordinária, realizada no dia primeiro de agosto, a operacionalização do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR). O FUMTUR é um importante instrumento para execução de ações voltadas ao desenvolvimento do turismo na cidade. O Conselho, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pretende lançar, em breve, um edital para captação de projetos com intuito de fomentar a atividade turística em Ouro Preto.
Durante a reunião, os conselheiros debateram a melhor forma de aplicar o recurso proveniente do Fundo, sendo validado pelo Conselho a elaboração de um edital para aplicação da verba. No entendimento do COMTUR, um edital com formato e regras específicas e aberto ao público é a forma mais democrática de aplicar os recursos, como reforça a Secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro. “O edital vai democratizar a apresentação de projetos de fomento ao turismo e dar acesso à toda comunidade, parceiros e empresas da área do turismo, a participação no fomento, no trabalho e promoção do turismo cultural em Ouro Preto. Nós também abriremos espaço para o recebimento de outros recursos, de fundos públicos e privados, para que possamos atender melhor a comunidade e os visitantes”.
Sobre o FUMTUR
Criado pela Lei Municipal 587 de 27 de setembro de 2010, o Fundo Municipal de Turismo, tem por objetivo captar recursos financeiros públicos ou privados e destiná-los a ações de estímulo ao turismo sustentável no Município, de forma a garantir o desenvolvimento turístico e socioeconômico do Município com a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região.
Crédito
Comunicação Prefeitura de Ouro Preto MG
por Patrick Silva