A Embratur intensificou as ações de promoção do Brasil no Japão. Do público japonês, 66,5% que vem ao Brasil a lazer se interessa por ecoturismo ou aventura
A partir do último sábado (30/09), os turistas japoneses que desejam vir conhecer o Brasil não precisam apresentar visto. A falta da obrigatoriedade também vale para os brasileiros que planejam ir ao Japão. O anúncio da isenção de visto entre Brasil e Japão foi oficializado em agosto, após um acordo entre os governos dos dois países.
“Já estamos intensificando as ações de promoção do Brasil no Japão. Do público japonês, 66,5% que vem ao Brasil a lazer se interessa por ecoturismo ou aventura. Participamos, neste mês de setembro, do maior evento de ecoturismo do mundo, o Adventure Travel World Summit, realizado no Japão, onde apresentamos toda a diversidade de destinos que temos no Brasil atendendo o perfil do desejo dos japoneses”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O coordenador de Planejamento Estratégico da Agência, Alisson Andrade, esteve no Japão e se reuniu, no último dia 15 de setembro, com o chefe da Secretaria de Comunicação da Embaixada do Brasil naquele país, Thiago Poggio; com o representante da companhia aérea Latam, Tsukasa Kikuvhi e outros 30 representantes do trade local para divulgar a isenção de visto para japoneses visitarem o Brasil.
Segundo Alisson Andrade, o encontro foi oportuno para ampliar a visibilidade do Brasil no Japão, sobretudo a partir dos destinos mais focados em natureza e cultura, que tem grande apreço japonês.
“Com a isenção de vistos para os japoneses visitarem o Brasil e a ampliação de voos surge a oportunidade de trabalharmos o destino Brasil no Japão. Durante esse evento, foi possível se reunir com grandes players do mercado, operadores e agências, e mostramos que o Brasil é uma boa oportunidade de negócio e comercialização de uma maneira que, cada vez mais, os japoneses visitem o nosso país”, reforçou.
Para o chefe da Secom da Embaixada, Thiago Poggio, a intenção é aproximar as duas culturas por meio do turismo. “A Embaixada do Brasil realizou, em parceria com a Embratur, uma ação de promoção do turismo, na qual participaram 30 operadores de turismo japoneses. O turismo é um grande canal de aproximação entre as nações e a gente espera que essa ação resulte em uma maior visitação japonesa ao Brasil. O Brasil tem grande potencial, grandes atrações e a gente precisa explorar da melhor forma possível essas oportunidades”, pontuou.
Isenção
A falta da obrigatoriedade do visto vale para brasileiros e japoneses portadores de passaporte comum que viajem por um período de até 90 dias. A medida terá validade inicial de três anos. O entendimento acontece após encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão, em maio deste ano, durante a Cúpula do G7, na cidade japonesa de Hiroshima.
A isenção do visto vai contribuir para o aprofundamento nas relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, principalmente nas áreas do comércio bilateral, combate às mudanças do clima, educação e integração entre as comunidades.
Crédito
Comunicação Embratur